Bom, normalmente quando os hamsters fogem, eles procuram um canto escuro, ou lugares que mal os cabem para ficar escondidos. Não é necessário falar que é importante deixar a porta dos cômodos fechados, não é? Tome cuidado com os móveis de madeira, pois são uma beleza para serem roídos nessa hora.
Os hamsters possuem hábitos noturnos. Os criadores de longa viagem já devem ter o costume das estripulias das noites, e aqueles barulhinhos que algumas rodinhas fazem. Portanto, se o hamster se perder durante o dia, apenas mantenha tudo fechado pois a noite, com certeza ele vai perambular para aprontar alguma. OBS: não esquecer de manter a gaiola aberta para caso ele volte.
Caso você esteja numa situação pior do que a de cima. Não souber onde o hamster está na casa inteira. Coloque comida nos cantos da casa. Algum pão, biscoitinho ou alface. O lugar onde a comida começar a sumir, é onde ele está. Daí se prossegue a procura a partir daquele ponto.
Para aqueles que além de criar hamsters, criam cachorro. Muito cuidado, pode ser fatal. Ai como me lembro do meu desespero quando minha hamster abria a portinha com o narizinho e fugia. Tome muito cuidado com algumas gaiolas que a porta é de correr (para cima e para baixo), pois minha fêmea abria facilmente com a parte do nariz. Obrigou-me a amarrar com um arame.
Sei que o que vou mencionar agora é inacreditável, mas o seu hamster pode estar em lugares no chão, atrás da geladeira, etc, mas procure também em lugares altos. Ele pode escalar cortinas, guarda-roupas, móveis, entre outros. Lembro que a minha se enfiava no saco de serragem, imagine como era para achar?