Como fazer o hamster se acostumar com você?
Os hamster pelo seu pequeno tamanho são animais fáceis de domar. Raramente eles mordem. Óbvio que é necessário alguns cuidados. A visão dos mesmos não é das melhores, portanto não se deve ficar com cheiro de comida nos dedos e colocar os dedos em frente ao nariz do animal, pois pode haver algum tipo de confusão para eles e a mordida não estará longe de acontecer.
Outro fator importantíssimo é não acordar o animal enquanto dorme. Deve-se esperar o animal acordar para fazer uma abordagem com maior sucesso, normalmente durante a noite. A aproximação deve acontecer com a mão no mesmo nível de altura do hamster. Ele começa a se acostumar com a mão, às vezes até subindo. Essa atitude pode ser incentivada com algum alimento na palma da mão com o intuito de atraí-lo.
Após o animal estar um pouco mais a vontade com a mão do dono, e isso pode demandar um pouco de tempo (questão de 7 a 14 dias colocando a mão nos mesmos horários com alimento e por algumas vezes tentando sem alimento), o dono pode começar a tentar pegar o seu domesticável abraçando-o cuidadosamente com a mão, com muito cuidado para não apertar. Quanto mais tempo for gasto para o manuseio, mais domesticado o hamster vai ficar. Não se pode fazer nenhum movimento brusco com a mão quando manusear o hamster para que ele não fique assustado.
Algo que não pode deixar de ser tratado nesse tópico é que, o hamster sírio normalmente tem um temperamento um pouco mais difícil, mas depois de domesticados eles permanecem pelo resto da vida. Já com o hamster chinês (Anão-russo) o trabalho de manuseio tem que ser diário.